segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Receita da Dona " Maria Jiló "

 
 
Dona "Maria Jiló" é uma senhora de 92 anos,  miúda, e tão elegante, que todo dia às 08 da manhã ela já está toda  vestida, bem penteada e discretamente maquiada, apesar de sua pouca visão.

E hoje ela se mudou para uma casa de repouso: o marido,  com quem ela viveu 70 anos, morreu recentemente, e não havia outra  solução.

Depois de esperar pacientemente por duas horas na sala  de visitas, ela ainda deu um lindo sorriso quando a atendente veio  dizer que seu quarto estava pronto. Enquanto ela manobrava o andador em  direção ao elevador, dei uma descrição do seu minúsculo quartinho,  inclusive das cortinas floridas que enfeitavam a janela.

Ela me  interrompeu com o entusiasmo de uma garotinha que acabou de ganhar um  filhote de cachorrinho.

- Ah, eu adoro essas cortinas...
-  Dona "Maria Ji ló", a senhora ainda nem viu seu quarto... Espera um  pouco...
- Isto não tem nada a ver, ela respondeu, 
felicidade é algo que você decide por  princípio. Se eu vou gostar ou não do meu quarto, não  depende de  como a mobília vai estar arrumada... Vai depender de como eu preparo  minha expectativa. 

E eu já decidi que vou adorar. É uma decisão  que tomo todo dia quando acordo. 


Sabe, eu  posso passar o dia inteiro na cama, contando as dificuldades que tenho  em certas partes do meu corpo que não funcionam bem..
Ou posso  levantar da cama agradecendo pelas outras partes que ainda me obedecem.

- Simples assim?
- Nem tanto; isto é para quem tem  autocontrole e todos podem aprender,  e exigiu de mim um certo 'treino' pelos anos afora, mas é  bom saber que ainda posso dirigir meus pensamentos e escolher, em  conseqüência, os sentimentos.. 

Calmamente ela continuou: 


-  Cada dia é um presente, e enquanto meus olhos se abrirem, vou focalizar  o novo dia, mas também as lembranças alegres que eu guardei para esta  época da vida.  A velhice é como uma conta bancária: você só retira  aquilo que guardou. Então, meu conselho para você é depositar um monte  de alegrias e felicidade na sua Conta de Lembranças. E, aliás, obrigada  por este seu depósito no meu Banco de lembranças. Como você vê, eu ainda  continuo depositando e acredito que, por mais complexa que seja a vida,   sábio é quem a simplifica

Depois me pediu para  anotar: 
COMO MANTER-SE JOVEM

1. Deixe fora os números  que não são essenciais. Isto inclui a idade,o peso e a altura.
Deixe  que os médicos se preocupem com isso.

2. Mantenha só os amigos  divertidos. Os depressivos puxam para baixo.
(Lembre-se disto se for um desses depressivos!)

3. Aprenda  sempre:
Aprenda mais sobre computadores, artes, jardinagem, o que  quer que seja. Não deixe que o cérebro se torne preguiçoso. 

'Uma  mente preguiçosa é a oficina do Alemão.' E o nome do Alemão é  Alzheimer! 

4. Aprecie mais as  pequenas coisas - Aprecie mais.

5. Ria muitas vezes, durante muito tempo e  alto. Ria até lhe faltar o ar.
E se tiver um amigo que o faça rir,  passe muito e muito tempo com ele /ela!

6.  Quando as lágrimas aparecerem
Aguente, sofra e ultrapasse.
A  única pessoa que fica conosco toda a nossa vida somos nós próprios.
VIVA enquanto estiver vivo.

7. Rodeie-se das coisas que  ama:
Quer seja a família, animais, plantas, hobbies, o que  quer que seja.
O seu lar é o seu refúgio. Não o descarte.. 


8. Tome cuidado  com a sua saúde:
Se é boa, mantenha-a.
Se é instável, melhore-a.
Se não consegue melhora-la , procure ajuda.

9. Não faça  viagens de culpa. Faça uma viagem ao centro comercial, até a um país  diferente, mas NÃO para onde  haja culpa.

10.
 Diga às pessoas que as ama e que  ama a cada  oportunidade de estar com elas  
"O que de nós vale a pena se não tocarmos o coração das pessoas?"


" O mundo é de quem se atreve."

"Um dia você aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida."

3 comentários:

  1. uma fofa!
    HAHA
    beijo ;*

    http://lorena-flor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Super post! Adorei a visitinha que você fez lá no Frívolo, volte sempre ;)

    Seguindo e amando aqui! \o

    Bjs Frívolo Blog

    #SORTEIO da grife SAAD!
    http://frivollo.blogspot.com/2011/11/mais-uma-chance-para-voce-ser-sortuda.html

    ResponderExcluir
  3. uma fofa! haha
    beijo ;*

    http://lorena-flor.blogspot.com/

    ResponderExcluir

É tão bom ver o seu comentário por aqui!!

Obrigada e Volte sempre!!

beijinho!